Câmara de Mariana solicita salvaguarda de seus bens histórico-culturais durante obras de restauro da sede

Presidente da Câmara (à esq.) ao lado de Lígia Pereira e Edvaldo Andrade

Na tarde desta quarta-feira (04), o presidente da Câmara Municipal de Mariana, vereador Edson Agostinho "Leitão" (Cidadania), apresentou um protocolo de intenções à Fundação Renova com o pedido de salvaguarda dos bens histórico-culturais pertencentes ao Legislativo Marianense enquanto a sede da Câmara for transferida provisoriamente para um novo espaço. A Câmara funcionará em caráter provisório em novas instalações durante a reforma do seu casarão histórico, datado do século XVIII.

O presidente da Câmara demonstrou zelo com o acervo e ressaltou o trabalho desenvolvido pelo setor de patrimônio que se dedicou a particularizar os objetos artísticos e sacros ao atualizar o inventário patrimonial da Câmara.

De acordo com a gerente de território da Fundação Renova, Lígia Pereira, a organização não governamental acolhe bem esse pedido porque tem "uma relação de muito respeito com essa Casa por tudo o que ela representa na história de Mariana". A solicitação refere-se à possibilidade de salvaguardar 22 bens, entre quadros, mobiliário e peças sacras, enquanto o prédio da Câmara estiver em restauração. "Nós temos aqui em Mariana a Reserva Técnica que é onde a gente já faz esse tipo de ação de restauro e salvaguarda dos objetos que são da igreja e da memória de Bento Rodrigues e Paracatu", ponderou a representante da Fundação Renova. A proposta será analisada, no entanto a gerente adianta que "a nossa vontade é muito grande de fazer o atendimento da forma como a Câmara merece".

Acervo

A pinacoteca da Câmara de Mariana está exposta à visitação no hall da Casa Legistativa e encanta visitantes de várias origens. O acervo reúne relíquias, como a pintura original da rainha Maria Ana D´Áustria doada por Dom Duarte Orleans de Bragança em virtude das comemorações dos 200 anos da chegada da Família Real ao Brasil (1808-2008).

Foto: Presidente da Câmara (à esq.) ao lado de Lígia Pereira e Edvaldo Andrade

Crédito: Ascom/CMM