Câmara cobra informações sobre atuação de conselhos municipais de 2018 a 2020

Vereadora Daniely Alves, autora do Requerimento 140/2020 (arquivo)

Na reunião ordinária da Câmara de Mariana desta segunda-feira (16), os parlamentares aprovaram, por unanimidade, o Requerimento 140/2020, de autoria da vereadora Daniely Alves (MDB), que solicita a prestação de contas dos conselhos municipais de Assistência Social, Educação e dos Direitos das Crianças e Adolescentes desde 2018.

De acordo com a autora do requerimento, as informações são importantes para que o Legislativo possa acompanhar as ações dos conselhos, que são responsáveis por propor diretrizes, fiscalizar e deliberar sobre políticas públicas nas esferas em que atuam. “Eu acho muito importante a Câmara saber sobre as políticas públicas e aplicação dos recursos financeiros por esses conselhos”, destacou a vereadora.

Eleições 2020

Durante a palavra livre, os parlamentares destacaram o resultado final da eleição municipal deste ano. O vereador Juliano Duarte (CIDADANIA), que foi reeleito para a próxima Legislatura 2021-2024, sendo novamente o mais votado no município, parabenizou a todos pela campanha e saudou os novos membros da primeira Casa de Leis de Minas Gerais. Duarte também parabenizou o próximo Chefe do Executivo municipal, pedindo que a nova gestão possa realizar “um belo e brilhante trabalho”, pois as eleições passaram e o foco agora é Mariana.

Parabenizando a todos que participaram das eleições deste ano, o vereador Bruno Mol (REPUBLICANOS) destacou que as eleições deste ano foram peculiares, devido à pandemia da Covid-19. Candidato nestas eleições ao cargo de prefeito, Mol, que está em seu terceiro mandato, disse que respeita a escolha da população e reafirmou que “nós torcemos é por Mariana”. Ele espera que a cidade possa ser progressista e que não esteja envolvida em um imbróglio político devido a pendências judiciais que envolvem o candidato vencedor nas urnas, Celso Cota.

Para o vereador Tenente Freitas (PATRIOTA), que nestas eleições concorreu ao cargo de vice-prefeito na chapa formada com o engenheiro Newton Godoy, foi uma campanha difícil, marcada por alguns embates acalorados devido às questões judiciais de outros candidatos. Freitas ressaltou a oportunidade que teve de conhecer ainda mais os anseios e desejos da população. Ele também parabenizou a todos que participaram do pleito eleitoral deste ano.

Em seu segundo mandato, o vereador Cristiano Vilas Boas (PT), que foi eleito vice-prefeito na chapa com o empresário Celso Cota, disse que sua passagem pelo Legislativo de Mariana foi um grande aprendizado. Para Vilas Boas, a próxima gestão do Executivo municipal vai buscar sempre um diálogo mais próximo com a Câmara. O vereador parabenizou a todos que apresentaram seus nomes para passar pelo crivo das urnas.

O líder de governo na Câmara, vereador Geraldo Sales – Bambu (PDT), que está em seu quinto mandato e que não concorreu à reeleição este ano, ressaltou que toda campanha é uma oportunidade de se aprender mais, de crescer mais como ser humano e agente político. Bambu demonstrou preocupação com o grande número de pessoas que ainda necessitam do poder público para sobreviver. O vereador também destacou a necessidade de Mariana ter um prefeito eleito e cobrou da Justiça Eleitoral mais celeridade na análise das pendências que ainda existem quanto ao resultado final das eleições para prefeito de Mariana deste ano.

FONTE: Ascom/CMM

FOTO: Vereadora Daniely Alves, autora do Requerimento 140/2020 (arquivo)