Posse dos vereadores para a legislatura 2021-2024 marca a história da 1ª Câmara de Minas

Sessões Solenes
Mesa Diretora 2021-2024

Dia 1º de janeiro, em uma solenidade restrita devido à pandemia, os vereadores reeleitos e eleitos no último pleito eleitoral tomaram posse para a legislatura 2021-2024.  A sessão solene ocorreu no Cine Teatro Municipal dentro das normas estabelecidas pelas autoridades sanitárias do município, em consonância com as orientações da Organização Mundial de Saúde – OMS. Foram respeitados o distanciamento social, aferimento de temperatura, não utilização de ar condicionado e a disponibilização de álcool em gel em diversos pontos do teatro.

Dos 15 vereadores eleitos, sete exercem o mandato pela primeira vez e um retorna à Câmara, que é o caso do vereador José Antunes Vieira “Zezinho Salete” (MDB), que já presidiu a primeira Casa de Leis de Minas. De forma inédita no Legislativo Municipal, Zezinho terá a presença do seu filho, Pedro Vieira “Pedrinho Salete” (CIDADANIA), entre os vereadores da mesma legislatura.

Vindo de uma família de políticos, o vereador Ricardo Miranda (REPUBLICANOS) nunca tinha pensado em se tornar um agente público, mas o seu desejo de trabalhar em prol do desenvolvimento social do município e defender as causas dos animais o levou a concorrer às eleições de 2020. “Pra mim, é uma honra estar vereador da primeira Casa de Leis de Minas Gerais. É um momento muito importante, pois ser indicado para representar a nossa gente, o nosso povo, é gratificante demais. Podem ter certeza que irei desempenhar meu papel de maneira ética, íntegra e transparente no Legislativo marianense”, prometeu Miranda.

Iniciando o seu quinto mandato, Fernando Sampaio (PSB) não escondeu a emoção de estar novamente vereador de Mariana. Ele destacou a importância do Legislativo marianense na construção das políticas públicas para o município. “Nós, vereadores que iniciamos mais uma legislatura, temos que ter um olhar mais crítico e diferenciado para a nossa cidade. Precisamos propor políticas de desenvolvimento para o nosso município sem perder a visão social”, ressaltou Sampaio.

Eleição Mesa Diretora

Durante a solenidade de instalação da legislatura, os vereadores votaram para a escolha da nova Mesa Diretora da Câmara de Mariana para o biênio 2021-2022. Duas chapas concorreram neste pleito. A primeira chapa foi composta pelos vereadores Juliano Vasconcelos Gonçalves “Juliano Duarte” (CIDADANIA), Ronaldo Bento (PSB), Pedrinho Salete e João Bosco Cerceau Ibrahim (PDT). A segunda foi formada pelos vereadores Marcelo Macedo (MDB), Zezinho Salete (MDB), Ricardo Miranda (REPUBLICANOS) e Manoel Miranda “Preto do Mercado” (PV).

Por onze votos a quatro, a chapa que tem como presidente o vereador Juliano Duarte foi a vencedora. Emocionado, Duarte agradeceu nominalmente cada um dos parlamentares que confiaram o voto à sua chapa. Ele saudou também os edis que compuseram a segunda chapa, ressaltando que as eleições passaram e o momento é de união e trabalho de todos os vereadores em prol da cidade. O presidente eleito fez um resgate histórico e expressou que sua inspiração política vem de berço, motivada pela trajetória do seu avô e do seu pai. Ele também ressaltou os desafios da eleição da Mesa Diretora da Câmara, considerando ser um pleito difícil, e ressaltou que a oportunidade de ter exercido a função de vice-presidente e de 1º secretário em legislaturas anteriores.

O prefeito interino destacou o momento de instabilidade política que o município vive e que não vai faltar garra e empenho para conduzir Mariana enquanto estiver à frente do Executivo municipal. “Vamos ouvir as pessoas e principalmente os vereadores, que são os legítimos representantes do povo marianense, para que possamos tomar as decisões e montarmos nosso plano de governo em prol da nossa gente”, disse Duarte.

De acordo com ele, a interinidade do cargo não vai impedir que ações sejam implantadas no município. “Vamos trabalhar muito neste período, principalmente no combate ao coronavírus. Pretendemos adquirir as vacinas para vacinar toda nossa população, pois essa é uma das nossas metas”, adiantou Duarte. Juliano Duarte ressaltou que existem alguns setores na administração pública que vão precisar de uma atenção especial. “Temos muito trabalho pela frente. Em Mariana existem alguns problemas pontuais que iremos tratar durante o nosso tempo na prefeitura até que a Justiça convoque novas eleições”, explicou o prefeito interino.

Presidência do Legislativo

Com a condução legal de Juliano Duarte à cadeira de Chefe do Executivo Municipal, o vereador Ronaldo Bento (PSB), eleito vice-presidente, assume interinamente a gestão da Câmara Municipal.

O protagonismo da Câmara de Mariana neste momento de instabilidade política que Mariana vive foi destacado por Ronaldo Bento, que está iniciando seu segundo mandato parlamentar. O presidente do Legislativo marianense disse que sua gestão vai ser pautada por ouvir os vereadores e que as decisões sempre serão em prol de Mariana e de forma colegiada, para que a Câmara possa contribuir, mais uma vez, com a administração pública. “Vamos buscar propostas de trabalhos que auxiliem o novo prefeito, para que possamos dar celeridade em ações que entendemos serem prioritárias, como é o caso de implantarmos em Mariana uma UTI e adquirirmos as vacinas, ainda em janeiro, para imunizarmos nossa população contra a Covid-19, trazendo, assim, mais tranquilidade para todos”, adiantou Bento.

Assista a sessão solene de Posse dos vereadores da Legislatura 2021-2024 em www.camarademariana.mg.gov.br/ao-vivo