CÂMARA DISCUTE SOBRE INSERÇÃO DE PROFISSIONAIS NO MERCADO DE TRABALHO COM FUNDAÇÃO RENOVA

CÂMARA DISCUTE SOBRE INSERÇÃO DE PROFISSIONAIS NO MERCADO DE

Nesta terça-feira (13), a Câmara Municipal de Mariana reuniu com representantes da Fundação Renova, do SINE e do Executivo marianense para discutir sobre a inserção de profissionais e jovens a procura do primeiro emprego no mercado de trabalho da cidade. As duas reuniões atenderam aos requerimentos n° 32e 59/2021, de autoria dos vereadores Edirald Ramos (Avante) – Pinico, Gilberto Mateus (Cidadania) – Tikim – e José Antunes Vieira (MDB) – Zezinho Salete, respectivamente.

Durante os debates os vereadores solicitaram percentual de contratação de profissionais locais pela Renova e suas terceirizadas, além de um parecer sobre os programas de inserção de profissionais formados em cursos de capacitação oferecidos pela Fundação e jovens a procura do primeiro emprego no mercado de trabalho do município. Os parlamentares lembraram o Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado pela Câmara de Mariana, entidades de classe, associação comercial e empresarial e a Fundação Renova, que prevê a contratação de 70% dos profissionais que vão atuar nas obras e ações de reparação no município marianense, o mais impactado pelo rompimento da barragem de Fundão, da Samarco Mineração.
Em uma apresentação ao Legislativo, a Fundação Renova trouxe dados coletados pelo Programa de Estímulo à Contratação Local desde 2017. Segundo a entidade, o número de contratações e adesões aos programas de capacitação profissional é crescente. Entretanto, os vereadores ressaltaram o recorrente o apelo da população a respeito de capacitação profissional dos moradores de Mariana e da exigência de experiência para preenchimentos das vagas ofertadas nas obras da Renova. Novamente, os edis voltaram a cobrar uma maior fiscalização da fundação quanto a contratação de pessoas de fora, que em muitas terceirizadas e também em setores da fundação, ultrapassam o limite de 30% estabelecido pelo TTAC.
Ao final, a Fundação Renova assumiu o compromisso de apresentar, em uma próxima reunião, um planejamento que envolva todas as demandas apresentadas no encontro.