CAC Mariana emite primeira Carteira de Identidade de casal cinquentenário

Atividades da Câmara
Ademir Tito Messias, 56 anos, e Zélia Aparecida dos Reis Messias, de 52

Colecionador de histórias e ferramenta para a construção de uma sociedade igualitária. Estas são apenas algumas das principais características do Centro de Atendimento ao Cidadão, o CAC, da Câmara Municipal de Mariana. Prova disso é que, nesta segunda-feira, 19, o setor recebeu o casal Ademir Tito Messias, 56 anos, e Zélia Aparecida dos Reis Messias, de 52. Pela primeira vez, após mais de cinco décadas de vida, eles fizeram a emissão da Carteira de Identidade.

“É muito emocionante, tínhamos outros documentos, mas a primeira Carteira de Identidade, com certeza, vai ficar marcada e vou cuidar dela com muito carinho”, ressalta Zélia. Ela e o marido são do município do centro-leste de Minas Gerais, Alvinópolis, que fica há duas horas de distância de Mariana (aproximadamente 124km). O casal vive na Fazenda Florinda, zona rural da cidade, e nunca sentiu necessidade de ter o documento já que, segundo eles, a Certidão de Nascimento e o CPF eram suficientes para as atividades burocráticas na comunidade.

Mas tudo mudou nos últimos meses. Zélia e o marido foram até uma unidade do Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS, para solicitar o benefício da aposentadoria. Mas, por questões técnicas, não poderiam fazê-lo até que apresentassem a Carteira de Identidade. Por isso vieram ao CAC Mariana para a emissão dos documentos. “Viemos por necessidade e achei que seria algo mais complicado, mas não. Fomos muito bem atendidos e em poucos minutos já estava tudo resolvido”, comemorou, Ademir, trabalhador rural orgulhoso com o documento em mãos.

Serviços – O CAC Mariana atende, em média, 500 pessoas por mês. Para retirada da primeira via do documento é necessário fazer o agendamento pelo telefone (31) 3557-6210 e levar duas fotos 3x4 recentes, certidão de nascimento original (solteiros), certidão de casamento original (casados) e, em caso de menores, estar acompanhado dos pais ou representantes legais (com documento de guarda, tutela ou curatela). Já nos casos de segunda via, além dos documentos acima, é necessário que o interessado emita, pague e apresente o comprovante do Documento de Arrecadação Estadual, o DAE, no valor de R$ 71,86, que pode ser retirado na unidade, entre 7h30 e 18h, ou também pode ser emitido pelo link https://www.mg.gov.br/servico/emissao-da-carteira-de-identidade-2a