Marco para a Saúde: Câmara libera recursos para a instalação de 10 leitos de UTI em Mariana

Os vereadores de Mariana aprovaram, durante a reunião extraordinária desta quinta-feira (25), a liberação de recursos na ordem de R$ 4,8 milhões para a implantação de um Centro de Terapia Intensiva (CTI) nas dependências do hospital Monsenhor Horta. O CTI terá capacidade para 10 leitos de UTI tipo II e representa um marco histórico na área da saúde. O atendimento de alta complexidade era uma antiga reivindicação da população marianense que deixa de ser sonho para se tornar realidade.

O papel da Câmara como protagonista na construção deste projeto foi ressaltado pelo presidente do legislativo, vereador Ronaldo Bento (PSB). O parlamentar salientou o apoio que esta ação sempre teve dos vereadores, pois todos têm o entendimento do alcance e dos resultados que este centro vai gerar para a saúde pública da cidade. “A UTI vai trazer mais qualidade nos serviços de saúde do município, muitas vidas vão ser salvas com ele”, destacou Bento.

O vereador Marcelo Macedo (MDB) ressaltou que os parlamentares puderam apresentar suas dúvidas e questionamentos durante a reunião realizada esta semana com a direção e corpo técnico do hospital Monsenhor Horta. O vereador lembrou que desta reunião foi redigida uma ata que está disponível para que todos possam ter acesso ao que foi discutido e debatido neste encontro. “Solicitamos a direção do hospital que envie para o Legislativo o plano de trabalho da nova UTI, pois sabemos da importância desta ação para a população marianense e podem ter a certeza que vamos estar vigilantes”, frisou Macedo.

O trabalho das comissões internas na realização de debate, discussões e busca de informações quanto a instalação do novo Centro de Terapia Intensiva de Mariana foi destacado pelo presidente da comissão de Educação e Saúde, vereador Maurício Antônio Borges de Andrade Silva – Maurício da Saúde (AVANTE). Para ele, o resultado é um voto consciente e responsável de cada vereador a um desejo antigo de quem vive na primeira cidade de Minas. “A população pode sempre contar com o apoio desta Casa de Leis e pode ter a certeza que não deixaremos de cobrar e fiscalizar o bom andamento da UTI de Mariana”, ressaltou o vereador.

Os recursos financeiros para a instalação do CTI serão garantidos em virtude da aprovação do Projeto de Lei 183/2021, por meio do qual a Câmara autoriza o repasse e a parceria com a entidade Sociedade Beneficente São Camilo - Hospital Monsenhor Horta.