Comissão da Câmara de Mariana debate o resgate de animais vítimas de desastres

Reuniões de Comissões

Durante a reunião da Comissão Permanente de Proteção e Defesa do Animal da Câmara de Mariana realizada nesta segunda-feira (09),  os vereadores debateram sobre o resgate de animais vítimas de desastres, naturais ou não. Na oportunidade, os parlamentares conheceram o trabalho desenvolvido pelo Grupo de Resgate Animal, que surgiu de um projeto de extensão em uma instituição de ensino superior na capital mineira.

A médica veterinária Letícia Fernandes, representando o Grupo de Resgate Animal, disse que a entidade nasceu a partir da percepção de não haver uma equipe especializada para o resgate e suporte aos animais vítimas desses desastres. “A princípio o nosso grupo surgiu para animais que precisavam de socorro e de atendimento pré-hospitalar veterinário em situações e ambientes desastrosos”, explicou a médica.
Uma das experiências mais impactantes relatadas pela médica veterinária foi a atuação do grupo na tragédia da cidade de Brumadinho, quando em janeiro de 2019, uma barragem da mineradora Vale rompeu, deixando um rastro de destruição e morte. “Nós tivemos que ir para lá às pressas. Não tínhamos uma equipe especializada treinada para esse tipo de situação. A gente precisou aprender enquanto ajudávamos a salvar os animais”, lembrou Letícia.

A vereadora Sônia Azzi (DEM) destacou o brilhante trabalho do Grupo de Resgate Animal de Belo Horizonte. A parlamentar salientou ainda que é preciso ações mais contundentes de conscientização das pessoas sobre a importância de se socorrer um animal ferido em uma rodovia ou rua de Mariana. “No Brasil, a cada um segundo, são atropelados cerca de 17 animais. As pessoas precisam ter mais responsabilidade no cuidado com os animais que estão sob sua tutela. Precisamos reduzir esses números e isso só vai acontecer quando houver uma maior conscientização de todos nós”, disse a vereadora.
A oportunidade de aprender a partir dos cases apresentados pela médica veterinária foi ressaltada pelo vereador Ricardo Miranda (REPUBLICANOS). Ele também parabenizou as ações do grupo. “Brevemente vamos agendar uma visita a essa entidade para conhecermos de perto as suas atividade e, quem sabe, ter um equipe especializada como essa em nosso município”, ponderou Miranda.