Câmara aprova projeto de enfrentamento à violência contra a mulher

Em mais uma ação da Câmara Municipal de Mariana, o município ganhará uma ferramenta de enfrentamento a violência contra a mulher. Os vereadores aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei 48/2022, que institui em toda cidade o Programa Maria da Penha vai à Escola.

O projeto tem como objetivo abordar nas salas de aulas da cidade o tema da violência contra a mulher, incentivando o debate e a conscientização dos alunos e alunas sobre esse mal que ainda se torna recorrente em alguns lares do país.

De acordo com a autora do projeto, vereadora Sônia Azzi (DEM), o número de mulheres que sofreram algum tipo de violência cresceu nos últimos anos, sendo que muitas vezes o agressor está dentro de casa. Para a parlamentar, debater esse assunto nas salas de aulas é trazer mais luz a este tema e maior conscientização das pessoas. “Nada mais salutar que começarmos a debater sobre esse assunto nas escolas, pois as crianças de hoje serão os adultos de amanhã no combate a esse mal. A criança também vai poder falar sobre isso em casa e também ser orientada para denunciar, caso perceba algo diferente em seu lar”, explicou Sônia Azzi.

O presidente da Câmara de Mariana, vereador Ronaldo Alves Bento (PSB), parabenizou a vereadora pela apresentação do projeto lei e destacou como ele é audacioso e corajoso. Segundo o presidente, é possível verificar nos países mais desenvolvidos que o fortalecimento da Educação viabiliza uma real transformação social. “Este projeto é muito importante porque vamos levar mais informações para as nossas crianças e essas vão poder crescer entendendo que o combate à violência contra a mulher tem que ser iniciado nos primeiros anos de vida de um cidadão e cidadã”, salientou Bento.

O projeto foi aprovado por unanimidades durante a 16ª Reunião Ordinária dos vereadores, realizada dia 23 de maio.