Notícias

Conheça o Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Mariana

Atividades da Câmara
3330
4

Por Ana Júlia Portela.

 

A Câmara de Mariana, firmou uma parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), para a construção do Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Mariana (AHCMM), que garante a preservação, conservação e divulgação do rico acervo documental da Câmara, desde sua criação, em 1711, até a segunda metade do século XX.

 

O projeto Arquivo Aberto é desenvolvido pelo AHCCM, a fim de aproximar e promover o conhecimento da população local sobre o acervo documental, interligado com a história da cidade. Dentro dele, são desenvolvidas diversas ações com pessoas de diferentes faixas etárias. Algumas das ações promovidas são: a visitação de escolas ao Arquivo, com guia fornecendo explicações sobre o funcionamento do local, dos documentos e atividades interativas sobre a história de Mariana; a participação do AHCCM na Semana Nacional do Arquivo, com atividades interativas em relação a documentação; a Oficina de Paleografia, que é ofertada pelos alunos da UFOP, mas só é possível sua realização por possuir os documentos do Arquivo Histórico para a leitura

 

Alguns dos documentos encontrados no Arquivo são: listagem de alunos das escolas, documentos de alforrias de pessoas escravizadas, registros de pagamentos de pena d’água, pagamentos de imóveis, declarações de posse. Além de documentos que contam a história da própria Câmara Municipal, como registros de eleições para presidente da Câmara, comprovantes dos gastos feitos, entre outros.

 

O Arquivo pode ser acessado por estudantes, professores, pesquisadores e também por qualquer pessoa que tenha interesse em conhecer um pouco mais da história de Mariana. É necessário apenas que, antes de visitar o local, entre em contato pelo e-mail:  arquivohistoricocmm@yahoo.com.br ou ahcmmlph@gmail.com e informar o dia e horário desejado.

 

O Acervo é dividido em duas partes: a primeira chamada de Acervo Principal, que conta com aproximadamente oitocentos volumes de livros e códices encadernados; a segunda parte, conhecida como Avulsos, é formada por mais de duzentas caixas com documentos soltos de diversos assuntos. No total, a estimativa de registros somam mais de quarenta mil. 

 

O Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Mariana é coordenado, atualmente, pela professora Drª Anny Jackeline Torres Silveira, e possui dois bolsistas de Desenvolvimento Institucional (BDI) para organização do acervo. Dentro do projeto Arquivo Aberto, que pertence ao Arquivo Histórico, existem um bolsista e cinco voluntários. 

 

Ele está localizado na rua Cônego Amando - 183, dentro das dependências do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) e seu horário de funcionamento é de Segunda a Sexta-feira de 8h às 12h e de 13h às 17h. Além das ações, outro método utilizado para aproximar a comunidade do Arquivo são as redes sociais. O instagram: @arquivocmm, facebook e youtube: Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Mariana e o podcast Gaveteiro que está disponível nas plataformas digitais. 

 

Foto: Ana Júlia Portela
 

 

Fotos