Notícias


Poder público de Mariana cobra que mineradoras contribuam no combate ao desequilíbrio social causado na cidade pelo fluxo migratório

  • Reuniões de Comissões
  • 13/12/2022 00:00
  • 1

Poder público de Mariana cobra que mineradoras contribuam no combate ao desequilíbrio social causado na cidade pelo fluxo migratório

Câmara reuniu os vereadores da Casa, representantes do Executivo, do Poder Judiciário e das empresas mineradoras Cedro, Samarco e Vale para debater os impactos do fluxo migratório no município.

 

Por Caio Duarte


Na manhã do dia 01 de dezembro, a Câmara de Mariana reuniu os vereadores da Casa, representantes do Executivo, do Poder Judiciário e das empresas mineradoras Cedro, Samarco e Vale, durante a reunião conjunta das comissões, para debater os impactos do fluxo migratório no município, tanto na saúde quanto no ensino público. A Fundação Renova foi convidada e nenhum representante compareceu ao encontro. 


O vereador Fernando Sampaio (PSB) presidiu a sessão, que ocorreu de forma híbrida. 


Com o aumento da demanda por mão de obra  nas mineradoras instaladas no município, muitas famílias encontram na Primaz de Minas uma oportunidade de emprego e renda. O impacto desse crescimento se reflete em áreas importantes como saúde, educação, assistência social, transporte e moradia. Segundo o Controlador Geral do Município, Juliano Barbosa, estima-se que a população flutuante da cidade chegue a 35 mil pessoas. Ele afirmou que essa parcela da população acaba fugindo do que é projetado anualmente dentro do orçamento.


O presidente da reunião ressaltou o impacto no âmbito social causado pelas empresas. “Hoje, a gente não consegue dar uma educação com qualidade, temos uma fila de espera gigantesca nas creches, vários recursos de exames que acabaram. A gente quer que as empresas dêem esse aporte para compensar a população flutuante de Mariana”, afirma Fernando Sampaio.


A proposta apresentada pelo parlamentar é que as empresas que exercem a exploração mineral na cidade possam contribuir no custeio da ampliação das demandas relacionadas à saúde, educação e assistência social no município, buscando alcançar de forma efetiva toda população que utiliza o sistema público. O secretário Juliano Barbosa falou da necessidade de um plano de ação para o enfrentamento das novas demandas, frisou a importância do Ministério Público na construção do diálogo e cobrou que as empresas enviem  representantes que tenham poder de decisão. 




Onde Estamos

Nossos Contatos

Atendimento ao Público

Redes Sociais

Onde Estamos

Nossos Contatos

Atendimento ao Público

Redes Sociais