Câmara inicia discussões sobre modelo de cessão da área do Município utilizada pelo ICSA/Ufop

Reuniões de Comissões

Com a presença do vice-reitor da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Hermínio Nalini, e do diretor do Instituto de Ciência Sociais Aplicadas (ICSA), José Benedito Donadon Leal, a Comissão Permanente de Educação da Câmara, atendendo a um requerimento do vereador Cristiano Silva Villas Boas (PT), iniciou as discussões para um novo modelo de cessão da área que abriga o antigo prédio do Colégio Padre Avelar. O encontro aconteceu nesta segunda-feira, 16 d, no plenário da Câmara Municipal.

Mesmo o atual convênio tendo a validade até 2028, o vereador Cristiano Silva Villas Boas disse que este assunto precisa ser bem discutido entre os representantes do município e a Ufop, uma vez que o ICSA tem hoje um papel de destaque na Educação da cidade e região, além de contribuir para a economia de Mariana. “A Ufop tem essa preocupação devido o imbróglio jurídico entre a instituição e a Arquidiocese de Mariana, pois a universidade precisa de uma segurança jurídica para, assim, poder trazer novos cursos para a cidade”, explica Villas Boas.

O presidente da comissão, vereador Geraldo Sales de Souza, Bambu (PDT), avaliou positivamente o primeiro encontro com representantes da Ufop para tratar deste convênio. Bambu destacou a importância da universidade para Mariana e região. O vereador também adiantou que não vê empecilhos para uma cessão, da área, por tempo indeterminado, porém é preciso uma contrapartida da Ufop. “Porque você simplesmente ceder um espaço sem uma contrapartida da Ufop não é o ideal. A gente não pode precipitar, é preciso negociar”, adiantou Bambu.

O diálogo aberto pelo Legislativo marianense com a Ufop trouxe mais tranquilidade para os representantes da instituição. O vice-reitor Hermínio Nalini ressaltou que a universidade tem um compromisso social e também econômico com Mariana, uma vez que a cidade abriga uma considerável “população” de estudantes. “Eu acho que a Câmara mostrou uma sensibilidade bastante grande. Todos os vereadores manifestaram favoravelmente a este início de discussão. Nós devemos aprofundar ainda mais esse debate nos próximos meses do ano de 2020, para que possamos chegar a uma solução que nos dê mais segurança para novos investimentos neste campus”, disse o vice-reitor.