
O prazo para se inscrever no Concurso Público da Câmara Municipal de Mariana foi prorrogado. As inscrições poderão ser realizadas até às 16h do dia 13 de maio de 2025 (terça-feira), no site do Instituto Consulplan
Sete entre os nove atuais vereadores que disputaram uma vaga no Legislativo foram reeleitos; Conheça todos os 15 parlamentares eleitos para a legislatura 2021-2024 (imagem).
No último domingo, dia 15 de novembro, 38.997 cidadãos foram às urnas em Mariana para eleger os vereadores, o prefeito e o vice-prefeito que irão representar o município nos próximos quatro anos. O número de habitantes do município determina o número máximo de vereadores no Legislativo e, por apresentar uma população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 61.288 pessoas, o legislativo de Mariana é composto por 15 parlamentares.
Nas eleições municipais deste ano, seis atuais vereadores não concorreram ao pleito para um novo mandato. O vereador Bruno Mól (Republicanos) disputou a função máxima do Executivo e alcançou 4.520 votos (13,04%). Os vereadores Deyvson Ribeiro (DEM), Tenente Freitas (Patriota) e Cristiano Vilas Boas (PT) concorreram como vice-prefeitos, sendo este último vencedor nas urnas ao lado do candidato Celso Cota (MDB) com 14.764 votos (42,61%). A vereadora Daniely Alves (MDB) e o vereador Geraldo Sales (PDT) não disputaram a reeleição.
No ranking da votação para parlamentar, os dois candidatos que obtiveram maior expressão de votos são vereadores reeleitos. São eles: Juliano Duarte (Cidadania), que assumirá seu quarto mandato, e Ronaldo Bento (PSB), que avança para o seu segundo mandato. Também fazem parte do grupo de vereadores da atual legislatura (2017-2020) que foram reeleitos: Adimar (Cidadania), Fernando Sampaio (PSB), Leitão (Cidadania), Marcelo Macedo (MDB) e o professor João Bosco (PDT). Já o vereador eleito Zezinho Salete (MDB) retorna à Casa após acompanhar dois mandatos consecutivos da sua esposa, a atual vereadora Daniely Alves. Zezinho também já exerceu mandato parlamentar por dois mandatos, foi presidente da Câmara e vice-prefeito de Mariana.
Os novos nomes eleitos para compor o Legislativo Municipal de Mariana a partir do dia 1º de janeiro de 2021 e que representam os 50% de renovação da Casa são: Maurício (Avante), Zé Sales (PDT), Ediraldo Pinico (Avante), Pedrinho Salete (Cidadania), Sônia Azzi (DEM), Preto do Mercado (PV) e Ricardo Miranda (Republicanos).
De acordo com o novo calendário eleitoral de 2020, os eleitos devem ser diplomados até o dia 18 de dezembro. A cerimônia de diplomação é o ato da entrega dos diplomas pela Justiça Eleitoral, depois de terminado o pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições, atestando que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. Após a diplomação, a Câmara Municipal realizará a sessão de posse dos eleitos no dia 1º de janeiro de 2021.
FONTE: Ascom/CMM
O prazo para se inscrever no Concurso Público da Câmara Municipal de Mariana foi prorrogado. As inscrições poderão ser realizadas até às 16h do dia 13 de maio de 2025 (terça-feira), no site do Instituto Consulplan
Com edições agendadas até novembro deste ano, a iniciativa disponibiliza vagas extras para emissão do documento
O Projeto de Lei nº 58/2024 da LDO 2025 ocorrerá no Centro de Convenções, a partir de 18h
O projeto foi votado na 12ª Reunião Ordinária, realizada no dia 22/04, quando também foram aprovadas as contas públicas do exercício de 2017 e a regulamentação do uso do Terminal Turístico para eventos.
Acesse o contato direto de cada departamento do Legislativo
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
TELEFONE
(31) 3557-6200
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00