
A Câmara de Mariana realizará a primeira Reunião Extraordinária do ano nesta segunda-feira, dia 26 de janeiro, às 14h30, para discussão e votação do Projeto de Lei nº 19/2026.
Taxa de ocupação do presídio de Mariana é de 180,83%
Atendendo ao Requerimento 56/2019, do vereador Ronaldo Bento (PSB), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Mariana, o recém-chegado coordenador de segurança do presídio da cidade, Denivaldo Ferreira da Silva, e o assessor de inteligência, Patrick Labate Ferreira, esclareceram questões sobre a transferência de detentos de Itabirito para o município.
O presídio está sob nova direção desde o dia 24 de abril. Cerca de um mês antes, no dia 28 de março, ocorreu a transferência de 40 presos de Itabirito para Mariana devido a um ato emergencial frente ao aumento dos níveis de risco das barragens de Forquilha I e III, da VALE Mineração. Itabirito fica justamente na rota de passagem caso ocorra o rompimento dessas barragens e o presídio está localizado no bairro Praia, que é próximo ao centro, uma área de alto risco, aponta Denivaldo.
Segundo o coordenador de segurança, foi elaborado um plano de evacuação rápida, tendo em vista que, em caso de rompimento, o presídio de Itabirito pode ser atingido no prazo de 1h30 a 4h30. Por análise, a Secretaria (Secretaria de Estado de Administração Prisional) entendeu que era muito arriscado manter essa massa carcerária lá, que, na época, era de 113 presos, revela. Mariana recebeu 40 deles, o que acarreta um desequilíbrio no ambiente prisional desse porte, pondera Denivaldo. Ele destaca que o presídio de Mariana mantinha aproximadamente 180 presos até o dia da transferência, um aumento de 25% de detentos.
O presídio de Mariana suporta 120 presos e mantém, atualmente, 217, o que significa quase o dobro de detentos em relação ao número de vagas.
O vereador Ronaldo Bento também questionou a transferência de 13 detentas mulheres que estavam em Mariana com o objetivo de liberar vagas para os presos oriundos de Itabirito. Nosso entendimento é que feriu o princípio constitucional da igualdade de direito para todos, avalia o parlamentar. Ronaldo anunciou que formalizará um pedido ao Estado para rever a ação, tendo em vista que a transferência das presas para outras unidades prisionais dificulta o acesso dos familiares para visitá-las.

A Câmara de Mariana realizará a primeira Reunião Extraordinária do ano nesta segunda-feira, dia 26 de janeiro, às 14h30, para discussão e votação do Projeto de Lei nº 19/2026.

A Câmara Municipal de Mariana realizará, no dia 31 de janeiro de 2026, o Cenarium Cultural, evento gratuito que propõe uma imersão na arte, na memória e na identidade cultural do município. A programação acontecerá das 14h às 18h30, na Casa de Câmara e Cadeia, localizada na Praça Minas Gerais.

A Comissão de Sindicância da Câmara foi instituída pela Portaria nº 126/2025, atendendo ao Requerimento nº 84/2025, de autoria do vereador Marcelo Macedo. As reuniões ocorreram nas segundas e terças-feiras, conforme regulamentado pela Portaria nº 162/2025.

Desde 18 de fevereiro de 2020, o Janeiro Branco integra oficialmente o Calendário Municipal, por meio da Lei nº 3.327/2020. A legislação estabelece o mês como um período de mobilização, conscientização e estímulo ao cuidado com a saúde mental e o bem-estar emocional, com foco especial na prevenção da depressão e dos transtornos de ansiedade.

Foram 10 edições realizadas em 2025 e esse é só o começo. Confira o calendário dos mutirões de 2026.
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
TELEFONE
(31) 3557-6200
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00