
A Câmara de Mariana realizará a primeira Reunião Extraordinária do ano nesta segunda-feira, dia 26 de janeiro, às 14h30, para discussão e votação do Projeto de Lei nº 19/2026.
O espaço pode ser visitado de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h; e aos sábados, domingos e feriados, de 8h às 15h.
Por Larissa Viana.
Como forma de valorização e preservação do patrimônio cultural marianense, a Câmara Municipal de Mariana disponibilizou as peças da Capela de Nosso Senhor dos Passos para visitação pública. O acervo é composto por elementos devocionais, entre eles, oratórios, genuflexório, e imagens de Nosso Senhor dos Passos, São Jorge e de Nossa Senhora. Eles estão reunidos em uma instalação artística no Centro de Atenção ao Turista (CAT), localizado na Rua Direita, n° 91.
A visita pode ser realizada de segunda a sexta-feira de 8h às 18h; e aos sábados, domingos e feriados de 8h às 15h. Os itens expostos são oriundos da capela anexa ao prédio histórico da Câmara, que atualmente está em processo de restauração.
O servidor de carreira do departamento de Patrimônio do legislativo municipal, Francisco Lima, ressalta a importância dessa ação. "A partir dessas instalações, a comunidade se apropria da ideia de pertencimento e a Câmara mostra como preservar os seus bens", pontua.
Desde março de 2021, a Câmara conta com uma comissão responsável pelo acompanhamento das obras de restauração do prédio da Casa de Câmara e Cadeia e salvaguarda dos bens móveis. Nomeada pela Portaria nº 76, ela é composta pelos vereadores Marcelo Macedo (MDB), Edson Agostinho (CIDADANIA), Manoel Douglas (PV), Fernando Sampaio (PSB) e pelo representante dos servidores efetivos, Francisco Lima.
A CAPELA
Segundo pesquisa histórica realizada pelo Departamento de Patrimônio da Câmara, a Capela de Nosso Senhor dos Passos, também conhecida como Capela de São Jorge, foi construída em substituição a outra que existia em frente a Cadeia Velha. No espaço não há mais uso religioso e o local foi tombado pelo IPHAN para proteção integral, preservação e difusão do bem cultural material.
Foto: Raissa Alvarenga.

A Câmara de Mariana realizará a primeira Reunião Extraordinária do ano nesta segunda-feira, dia 26 de janeiro, às 14h30, para discussão e votação do Projeto de Lei nº 19/2026.

A Câmara Municipal de Mariana realizará, no dia 31 de janeiro de 2026, o Cenarium Cultural, evento gratuito que propõe uma imersão na arte, na memória e na identidade cultural do município. A programação acontecerá das 14h às 18h30, na Casa de Câmara e Cadeia, localizada na Praça Minas Gerais.

A Comissão de Sindicância da Câmara foi instituída pela Portaria nº 126/2025, atendendo ao Requerimento nº 84/2025, de autoria do vereador Marcelo Macedo. As reuniões ocorreram nas segundas e terças-feiras, conforme regulamentado pela Portaria nº 162/2025.

Desde 18 de fevereiro de 2020, o Janeiro Branco integra oficialmente o Calendário Municipal, por meio da Lei nº 3.327/2020. A legislação estabelece o mês como um período de mobilização, conscientização e estímulo ao cuidado com a saúde mental e o bem-estar emocional, com foco especial na prevenção da depressão e dos transtornos de ansiedade.

Foram 10 edições realizadas em 2025 e esse é só o começo. Confira o calendário dos mutirões de 2026.
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
TELEFONE
(31) 3557-6200
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00