
A Câmara de Mariana realizará a primeira Reunião Extraordinária do ano nesta segunda-feira, dia 26 de janeiro, às 14h30, para discussão e votação do Projeto de Lei nº 19/2026.
Vereadores pedem que ações judicializadas contra marianenses que tenham débitos municipais sejam antecedidas por período de negociação
Câmara solicita que Executivo suspenda ações judicializadas contra cidadãos que estão em dívidas com a cidade. O requerimento foi realizado pelo vereador Ronaldo Bento (PSB) e recebeu apoio de todos os vereadores. De acordo com o autor do requerimento, o pedido vai ao encontro de diversas denúncias que chegaram aos gabinetes dos vereadores no último mês.
Uma dessas denúncias foi narrada pelo vereador Geraldo Sales (PDT). De acordo com “Bambu” uma cidadã teria procurado seu gabinete alegando que o município teria confiscado o dinheiro de sua conta bancária. “O pouco recurso que essa mulher tinha, cerca de 2 mil reais, foi confiscado de sua conta”, afirmou o vereador. Para Geraldo Sales, o cidadão que tem dívidas com Mariana precisa quitá-las, no entanto, “judicializar os débitos não é uma saída justa”, afirmou.
O vereador Deyvson Ribeiro (SD) questionou a falta de diálogo entre o Executivo e a população, “como que as pessoas têm suas contas bloqueadas sem ao menos serem escutadas ou procuradas?”, indagou o parlamentar. O vereador Geraldo Sales também defende que é preciso escutar as pessoas que devem o município e criar condições para que os marianenses possam quitar essas dívidas “já pedimos diversas vezes para que o Executivo encaminhe a esta Casa o Projeto do Refis, para que a população possa quitar seus débitos” declarou o vereador.
O vereador Juliano Duarte (PPS) afirmou que o projeto que regulariza o Refis municipalmente deve ser protocolado na Câmara ainda esta semana para que possa ser votado na próxima reunião ordinária. De acordo com o vereador os tributos de IPTU e ISSQN são os que representam maior dívida dos marianenses com o município.
O Refis é um programa do governo federal, em vigência desde 2000, que tem o objetivo de oferecer uma possibilidade mais simples de parcelamento de dívidas fiscais a pessoas físicas e jurídicas. O Programa de Recuperação Fiscal funciona como mecanismo que se destina a regularizar créditos decorrentes de débitos relativos a tributos e contribuições. Em âmbito municipal é a Secretária da Fazenda de Mariana quem administra o Programa.

A Câmara de Mariana realizará a primeira Reunião Extraordinária do ano nesta segunda-feira, dia 26 de janeiro, às 14h30, para discussão e votação do Projeto de Lei nº 19/2026.

A Câmara Municipal de Mariana realizará, no dia 31 de janeiro de 2026, o Cenarium Cultural, evento gratuito que propõe uma imersão na arte, na memória e na identidade cultural do município. A programação acontecerá das 14h às 18h30, na Casa de Câmara e Cadeia, localizada na Praça Minas Gerais.

A Comissão de Sindicância da Câmara foi instituída pela Portaria nº 126/2025, atendendo ao Requerimento nº 84/2025, de autoria do vereador Marcelo Macedo. As reuniões ocorreram nas segundas e terças-feiras, conforme regulamentado pela Portaria nº 162/2025.

Desde 18 de fevereiro de 2020, o Janeiro Branco integra oficialmente o Calendário Municipal, por meio da Lei nº 3.327/2020. A legislação estabelece o mês como um período de mobilização, conscientização e estímulo ao cuidado com a saúde mental e o bem-estar emocional, com foco especial na prevenção da depressão e dos transtornos de ansiedade.

Foram 10 edições realizadas em 2025 e esse é só o começo. Confira o calendário dos mutirões de 2026.
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
TELEFONE
(31) 3557-6200
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00