
A Câmara de Mariana realizará a primeira Reunião Extraordinária do ano nesta segunda-feira, dia 26 de janeiro, às 14h30, para discussão e votação do Projeto de Lei nº 19/2026.
A ação integrada ocorreu no último sábado, dia 03 de Junho
Por: Matheus Camargos
No último sábado (03), o Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), em parceria com a Prefeitura Municipal de Mariana, esteve presente no evento “CRAS Cabanas Itinerante: promoção, prevenção e lazer para a comunidade!”. A ação integrada aconteceu na Arena Badaró e foi organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania com a finalidade de atender a população da Cidade Alta através da promoção de atividades educativas, sociais e de lazer.
Por iniciativa do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), várias atividades foram disponibilizadas aos moradores dos bairros pertencentes a Cidade Alta: Vale Verde, Cartuxa, Santa Rita de Cássia, Santa Clara e Cabanas. O CAC participou confeccionando documentos de identidade aos cidadãos que, previamente, agendaram para iniciar o processo de produção do registro que busca comprovar a identificação de uma pessoa física. “Foi muito importante a participação do CAC nesse projeto do CRAS Cabanas, pois possibilitou o acesso mais fácil do cidadão para emissão da carteira de identidade. Visto que, o documento de identidade é um símbolo de cidadania e pertencimento. Ele representa a conexão de uma pessoa com sua comunidade”, declarou a coordenadora do CAC, Danielle Gandra.
Foto: Bruno Willens
O CAC concedeu atendimento a 70 pessoas que foram agendadas pelo Centro de Referência, do bairro Cabanas, para iniciarem a confecção do principal documento de identificação nacional. Além disso, atendeu também a população que gostaria de iniciar o processo de produção, com a realização do pré-agendamento dos interessados em emitir o documento.
A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Daniely Alves, pontuou a importância do evento para a efetiva integração da população residente nos bairros da Cidade Alta, território que o CRAS Cabanas atende. “Gostaria de parabenizar [a equipe do CRAS Cabanas] pela organização e mobilização. Foi através do trabalho deles, de trazer esse espaço de convivência, que precisa ser fortalecido entre a comunidade, que realizamos, hoje, o CRAS Itinerante. Justamente como forma de promoção de serviços sociais e de estar próximo da comunidade”, declarou a representante do Poder Executivo.
Foto: Matheus Camargos
Para os interessados em emitir o documento e que não puderam comparecer na ação, o agendamento permanece disponível através do site cidadao.mg.gov.br. Basta informar os dados pessoais: nome, data de nascimento, telefone e e-mail; e escolher um horário para comparecer à unidade escolhida na data e horário agendados. Para mais informações, ligue (31) 3557-6210.

A Câmara de Mariana realizará a primeira Reunião Extraordinária do ano nesta segunda-feira, dia 26 de janeiro, às 14h30, para discussão e votação do Projeto de Lei nº 19/2026.

A Câmara Municipal de Mariana realizará, no dia 31 de janeiro de 2026, o Cenarium Cultural, evento gratuito que propõe uma imersão na arte, na memória e na identidade cultural do município. A programação acontecerá das 14h às 18h30, na Casa de Câmara e Cadeia, localizada na Praça Minas Gerais.

A Comissão de Sindicância da Câmara foi instituída pela Portaria nº 126/2025, atendendo ao Requerimento nº 84/2025, de autoria do vereador Marcelo Macedo. As reuniões ocorreram nas segundas e terças-feiras, conforme regulamentado pela Portaria nº 162/2025.

Desde 18 de fevereiro de 2020, o Janeiro Branco integra oficialmente o Calendário Municipal, por meio da Lei nº 3.327/2020. A legislação estabelece o mês como um período de mobilização, conscientização e estímulo ao cuidado com a saúde mental e o bem-estar emocional, com foco especial na prevenção da depressão e dos transtornos de ansiedade.

Foram 10 edições realizadas em 2025 e esse é só o começo. Confira o calendário dos mutirões de 2026.
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
TELEFONE
(31) 3557-6200
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00