
A Câmara de Mariana realizará a primeira Reunião Extraordinária do ano nesta segunda-feira, dia 26 de janeiro, às 14h30, para discussão e votação do Projeto de Lei nº 19/2026.
As reuniões acontecem nas segundas-feiras, às 11h, no plenário da Câmara.
Por Ana Júlia Portela. A Comissão Permanente de Participação Popular foi criada pela Câmara Municipal de Mariana como forma de ouvir e solucionar as necessidades expostas pela população. As reuniões acontecem nas segundas-feiras, às 11h, no plenário da Câmara, e são presididas pelo vereador Manoel Douglas - Preto (PV). Também compõem a comissão os vereadores Marcelo Macedo (MDB), Pedrinho Salete (CIDADANIA), e, como suplentes, Ricardo Miranda (REPUBLICANOS), Edson Agostinho - Leitão (CIDADANIA) e Sônia Azzi (DEM). As temáticas dos encontros são propostas pela sociedade a partir de suas demandas e a participação é de extrema importância. De acordo com o procurador jurídico da Câmara, Corjesu Quirino, “todo e qualquer cidadão pode enviar aos vereadores reclamações e sugestões. Quando organizadas, em associações ou grupos, devem encaminhar o tema ao vereador presidente da Comissão de Participação Popular, e podem ainda requerer a palavra na tribuna livre da Câmara para falar sobre o tema relevante", afirma Corjesu. O uso da tribuna livre deve ser requerido em conformidade com a Resolução 13/2013, por representante da sociedade organizada para tratar de assunto de relevância pública. Em relação à pauta dos trabalhos da Comissão de Participação Popular, os vereadores que a compõem decidem sobre a urgência dos debates e levam para discussão em Plenário. A partir das discussões, os edis deliberam projetos de leis, indicações, requerimentos e realização de audiências públicas, buscando resolver as questões trazidas pela população. Já foram discutidos temas como o valor de aluguéis cobrados na cidade e a melhor forma de pagamento do auxílio-alimentação para os servidores municipais. Os desdobramentos das reuniões estão disponíveis no site oficial da Câmara: camarademariana.mg.gov.br. Os contatos dos vereadores que compõem a Comissão são: Manoel Douglas (Preto) - Telefone: (31) 3558-4545 ou E-mail: gabinetevereadorpreto@gmail.com Marcelo Macedo - Telefone: (31) 3557-4400 ou E-mail: gabinetemarcelomacedo@gmail.com Pedrinho Salete - Telefone: (31) 3557-2160 ou E-mail: gabinetepedrinhosalete@gmail.com Para requerer a palavra na tribuna livre da Câmara, é necessário protocolar o pedido pelo e-mail: secretaria.camarademariana@gmail.com até 96 (noventa e seis) horas antes das reuniões ordinárias, que acontecem nas segundas-feiras às 16h. Foto: Ana Júlia Portela.

A Câmara de Mariana realizará a primeira Reunião Extraordinária do ano nesta segunda-feira, dia 26 de janeiro, às 14h30, para discussão e votação do Projeto de Lei nº 19/2026.

A Câmara Municipal de Mariana realizará, no dia 31 de janeiro de 2026, o Cenarium Cultural, evento gratuito que propõe uma imersão na arte, na memória e na identidade cultural do município. A programação acontecerá das 14h às 18h30, na Casa de Câmara e Cadeia, localizada na Praça Minas Gerais.

A Comissão de Sindicância da Câmara foi instituída pela Portaria nº 126/2025, atendendo ao Requerimento nº 84/2025, de autoria do vereador Marcelo Macedo. As reuniões ocorreram nas segundas e terças-feiras, conforme regulamentado pela Portaria nº 162/2025.

Desde 18 de fevereiro de 2020, o Janeiro Branco integra oficialmente o Calendário Municipal, por meio da Lei nº 3.327/2020. A legislação estabelece o mês como um período de mobilização, conscientização e estímulo ao cuidado com a saúde mental e o bem-estar emocional, com foco especial na prevenção da depressão e dos transtornos de ansiedade.

Foram 10 edições realizadas em 2025 e esse é só o começo. Confira o calendário dos mutirões de 2026.
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
TELEFONE
(31) 3557-6200
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00