
A Câmara de Mariana realizará a primeira Reunião Extraordinária do ano nesta segunda-feira, dia 26 de janeiro, às 14h30, para discussão e votação do Projeto de Lei nº 19/2026.
A possibilidade de fechamento e formas de utilização da Rua Dom Viçoso nos fins de semana e feriados foram assuntos pautados na reunião.
Por Caio Duarte
Um dos assuntos pautados durante as reuniões Conjuntas das Comissões na Câmara, é a possibilidade de fechamento e formas de utilização da Rua Dom Viçoso nos fins de semana e feriados. O último encontro aconteceu de forma remota e contou com a presença dos vereadores Fernando Sampaio (PSB) e Marcelo Macedo (MDB), também compareceram os representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (IPHAN), da Associação das Pessoas com Deficiência de Mariana (ADEM), órgãos públicos de fiscalização, moradores e comerciantes do entorno da praça.
A moradora e comerciante Solange Reis afirma que com o fechamento da via, as demais ruas ficam prejudicadas, pois além de estreitas, não suportam o aumento do fluxo dos automóveis, prejudicando os usuários da rua e os moradores dos arredores do Jardim. Aparecida Tavares, representante da ADEM, acrescenta que a criação de um corredor cultural nos fins de semana vai além do foco nos bares, afirmando que é preciso investir em um calendário cultural e artístico do espaço.
Outros pontos abordados foram as soluções sem que ocorra, de fato, o fechamento. Para Davy Pinheiro, empresário do ramo alimentício, o sistema de carga e descarga tem que ser melhorado, beneficiando a todos os comerciantes da via. Hoje, as placas sinalizam a proibição geral do estacionamento em determinados pontos, o que não é respeitado pelos motoristas, fazendo com que o problema permaneça. "A criação de bolsões de carga e descarga seria uma boa opção. Quando não estiverem sendo utilizados, servirá como acessos para o revezamento de passagem", disse, pontuando também a importância da liberação para estacionamento durante a noite.
O vereador Fernando Sampaio de Castro, presidente da Comissão de Finanças, Legislação e Justiça, reitera que antes de qualquer decisão ser tomada, a prefeitura deverá nomear, por meio de decreto de lei, uma comissão para analisar todos os pontos levantados pelos moradores e comerciantes. "Com os responsáveis por esse planejamento e estudo do espaço, a prefeitura fará a sua parte e, antes de qualquer aprovação, veremos a viabilidade de tudo, como, por exemplo, o trânsito, que é o primordial", afirma o edil.
O Departamento de Trânsito de Mariana ficou responsável por recolher as demandas e realizar um estudo que analisa a melhor solução para os problemas de estacionamento, carga e descarga e fluidez. A próxima reunião acontece para analisar os resultados obtidos pelo e dar continuidade no debate para a construção de um espaço mais harmônico, seguro e atrativo.

A Câmara de Mariana realizará a primeira Reunião Extraordinária do ano nesta segunda-feira, dia 26 de janeiro, às 14h30, para discussão e votação do Projeto de Lei nº 19/2026.

A Câmara Municipal de Mariana realizará, no dia 31 de janeiro de 2026, o Cenarium Cultural, evento gratuito que propõe uma imersão na arte, na memória e na identidade cultural do município. A programação acontecerá das 14h às 18h30, na Casa de Câmara e Cadeia, localizada na Praça Minas Gerais.

A Comissão de Sindicância da Câmara foi instituída pela Portaria nº 126/2025, atendendo ao Requerimento nº 84/2025, de autoria do vereador Marcelo Macedo. As reuniões ocorreram nas segundas e terças-feiras, conforme regulamentado pela Portaria nº 162/2025.

Desde 18 de fevereiro de 2020, o Janeiro Branco integra oficialmente o Calendário Municipal, por meio da Lei nº 3.327/2020. A legislação estabelece o mês como um período de mobilização, conscientização e estímulo ao cuidado com a saúde mental e o bem-estar emocional, com foco especial na prevenção da depressão e dos transtornos de ansiedade.

Foram 10 edições realizadas em 2025 e esse é só o começo. Confira o calendário dos mutirões de 2026.
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
TELEFONE
(31) 3557-6200
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00