
Programa Indenizatório Definitivo. Participe e esclareça todas as suas dúvidas a respeito da plataforma do programa de indenização oferecido pela Samarco aos atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão
Números foram informados oficialmente aos vereadores pela Secretaria Municipal de Saúde
Atendendo ao Requerimento de número 67/2019 do vereador Gerson Cunha (PSC), assinado conjuntamente pelo vereador Deyvson Ribeiro (SD), a Câmara de Mariana realizou reunião na tarte desta terça-feira, 07. Na oportunidade, foram debatidos temas referentes à saúde pública em Mariana, entre eles a disponibilidade de soro antipeçonhento e casos de dengue.
Gerson Cunha afirma que pacientes, vítimas de picadas de animais peçonhentos, informaram a ele sobre desassistência do soro no hospital local. Fizemos esse requerimento para esclarecer os fatos e fomos informados que existe uma determinação estadual para a disponibilização das doses, fugindo da competência do município. Apesar disso, vamos elaborar um ofício para o governo estadual solicitando a revisão dos parâmetros, garante o edil.
Os esclarecimentos que o vereador se refere foram dados por representantes da Secretaria Municipal de Saúde e pela direção do Hospital Monsenhor Horta. Segundo os profissionais, o número de doses para o tratamento de picada de animais peçonhentos disponibilizados em cada cidade é calculado pela incidência dos acidentes no último ano. Assim, apenas quando uma dose é utilizada para tratamento é que outra pode ser retirada em Belo Horizonte, na sede do departamento responsável pela gestão, na Secretaria de Estado de Saúde. O grande problema é que, ainda segundo os técnicos, o horário de funcionamento do local é comercial, não funcionando durante a noite e aos finais de semana. Assim, caso mais de uma pessoa seja picada ao mesmo tempo ou que haja demanda maior aos finais de semana e feriados, o paciente deverá ser transferido para outra unidade regional, ou para o Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, que é referência neste tipo de tratamento.
DENGUE – Outro tema tratado durante a reunião foi a dengue. A pedido do vereador Deyvson Ribeiro questionamentos sobre a incidência dos casos em Mariana foram incluídos no requerimento. O vereador se disse surpreso pela alta dos casos, que, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, chegam a 76 confirmados (sendo 73 autóctones – contraídos em Mariana -, e 03 importados de outras cidades).
É importante que saibamos a extensão do problema antes que a dengue volte a ser uma epidemia. Recebemos, na reunião, a informação que o governo do Estado não disponibilizará mais o material específico para que os locais de proliferação do Aedes aegypti sejam tampados, sendo necessário um trabalho ainda mais intenso de prevenção e de conscientização, pondera o edil.
A subsecretária municipal de Sistema Sanitário de Saúde Pública, Ana Lúcia Horta Vitória, foi quem passou os dados aos vereadores e afirmou que outro problema encontrado pelo setor são os lotes vagos, que acabam colaborando para o aumento dos pontos de procriação do mosquito. Deyvson Ribeiro afirma ainda que cobrará do Executivo Municipal a construção de um “bota fora” regular para abrigar os depósitos de restos de materiais da construção civil, o que, segundo ele, poderá colaborar para a redução dos problemas.
Créditos/Fotos: Ascom/CMM
Programa Indenizatório Definitivo. Participe e esclareça todas as suas dúvidas a respeito da plataforma do programa de indenização oferecido pela Samarco aos atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão
Nesta quinta-feira, 22 de maio, às 15h, a Câmara de Mariana realizará Reunião Extraordinária para votação de um Projeto de Resolução Substitutivo, um Projeto de Lei Complementar e quatro Projetos de Lei.
O prazo para se inscrever no Concurso Público da Câmara Municipal de Mariana foi prorrogado. As inscrições poderão ser realizadas até às 16h do dia 13 de maio de 2025 (terça-feira), no site do Instituto Consulplan
Com edições agendadas até novembro deste ano, a iniciativa disponibiliza vagas extras para emissão do documento
Vereador Ediraldo Ramos assume a presidência da Câmara de Mariana nos próximos dois anos e empossa o prefeito Juliano Duarte e a vice-prefeita Sônia Azzi
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
TELEFONE
(31) 3557-6200
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00