
A Câmara de Mariana realizará a primeira Reunião Extraordinária do ano nesta segunda-feira, dia 26 de janeiro, às 14h30, para discussão e votação do Projeto de Lei nº 19/2026.
O Legislativo Marianense concedeu, pela primeira vez, o Mérito Feminino Mariana Mulher
Por Livia Salles
O dia 8 de março marca a celebração das conquistas femininas na sociedade. A origem histórica do Dia da Mulher é de luta por condições dignas de trabalho, pelo direito ao voto e igualdade de gênero. Com o objetivo de enaltecer as mulheres que se destacam em suas áreas, a Câmara de Mariana realizou a primeira edição da entrega da comenda do mérito feminino “Mariana Mulher”, na última sexta-feira (08), na sede do Marianense Esporte Clube.
A honraria foi idealizada pelo vereador Fernando Sampaio, autor do Projeto de Lei nº 35/2023, que originou a Lei Municipal nº 3.685/2023. A lei cria a comenda do mérito feminino “Mariana Mulher” na cidade de Mariana, com medalha e certificado oficiais, e disciplina a sua entrega anual no mês de março. Nesta que foi a primeira edição da homenagem, o Legislativo homenageou 15 mulheres de diferentes profissões, que mudam a realidade ao seu redor e são exemplos de representatividade para outras.
Em ato simbólico, o presidente da Câmara, vereador Edson Agostinho - Leitão, transferiu a presidência da sessão solene para a vereadora Beth Cota, que também foi a oradora oficial em nome do Legislativo. Beth ressaltou que o cenário brasileiro, mesmo diante de avanços significativos nas pautas de gênero, ainda é de violência contra mulher. “Entre 2012 e 2022, em média, uma mulher foi assassinada por arma de fogo a cada quatro horas. Esses números destacam a urgência de medidas eficazes para prevenir a violência contra mulher”, discursou. A vereadora ressaltou, ainda, que essas políticas públicas devem ser pensadas, também, por mulheres dentro da política.
Homenageada com o Mérito Mariana Mulher, por prescrição do vereador Pedrinho Salete, Jordana Ferreira da Silva, 37, concorda que a presença de mulheres em cargos decisivos da sociedade pode mudar a forma de pensar a política. Economista e pesquisadora, ela trabalha avaliando políticas públicas na Abdul Latif Jameel Poverty Action Lab ( J-PAL), uma rede de pesquisa global que avalia projetos com base em evidências científicas. “Se o propósito é reduzir as desigualdades, mas você não tem nesse meio pessoas que conhecem de perto essa desigualdade, o sucesso das pesquisas é menos eficaz. Dar espaço para mulheres na economia, principalmente de mulheres pretas, pode transformar o estudo.” disse.
(Jordana Ferreira da Silva - Foto: Mariana Hermidas)
Marciele Delduque, 41, também teve a oportunidade de ter seu trabalho reconhecido dentro e fora do Brasil. É Co-presidente da Central Única das Favelas (CUFA) Minas Gerais, mentora do SEBRAE e está entre as três brasileiras premiadas no Brics Woman. Recebeu o Mérito Mariana Mulher por indicação da vereadora Beth Cota e acredita que um caminho para a ascensão social de muitos jovens de periferia é a valorização do empreendedorismo, que “muitas vezes nesses territórios não é opção, é sobrevivência”. “Fico muito feliz de ser reconhecida dentro do meu município, meu papel aqui é mostrar para as mulheres que é possível, os desafios estão dados, mas é possível", declara.
Homenageada Marciele Delduque (Foto: Mariana Hermidas)
Representando todas as homenageadas da noite, Cristiane Herminia de Souza, discursou agradecendo o reconhecimento. “Ficamos felizes de sermos homenageadas em uma data específica, mas temos consciência de que todos os dias damos uma contribuição valorosa para a sociedade, com os muitos papéis que desempenhamos ao mesmo tempo.” Cristiane é, desde 2006, Guarda Civil Municipal e concilia as multitarefas ao papel integral de mãe. “Agradecemos a iniciativa da Câmara em reconhecer nossa contribuição", discursou.
Homenageada Cristiane Hermínia de Souza (Foto: Mariana Hermidas)
Cada vereador teve a oportunidade de designar uma mulher destaque. As homenageadas foram:
- Márcia Regina de Oliveira Samrout, indicada pelo vereador Edson Agostinho de Castro Carneiro - Leitão;
- Elizabeth Silva (Dra. Beth), indicada pelo vereador Fernando Sampaio de Castro;
- Viviani Aniceto Pires Moreira, indicada pelo vereador Manoel Douglas Soares Oliveira - Preto;
- Gilmara Duarte de Jesus Castro, indicada pelo vereador José Antunes Vieira - Zezinho Salete;
- Marcione Gonçalves Fernandes, indicada pelo vereador Adimar José Cota;
- Deysiane Aparecida Silva de Araújo, indicada pelo vereador Ediraldo Arlindo de Freitas Ramos - Pinico;
- Marciele Procópio Delduque, indicada pela vereadora Elizabeth Cota;
- Gislaine Gregório Belo, indicada pelo vereador João Bosco Cerceau Ibrahim;
- Regina Célia Santos Ribeiro, indicada pelo vereador José Sales de Souza;
- Andreia Donadon Leal, indicada pelo vereador Juliano Vasconcelos Gonçalves - Juliano Duarte;
- Bruna Natali Soares Guimarães, indicada pelo vereador Maurício Antônio Borges Andrade e Silva - Maurício da Saúde;
- Jordana Ferreira da Silva, indicada pelo vereador Pedro Ulisses Coimbra Vieira - Pedrinho Salete;
- Gilma Graciela Vilas Boas Pereira, indicada pelo vereador Ricardo de Miranda Thomaz;
- Marina Tanilys Martins Gonçalves, indicada pelo vereador Ronaldo Alves Bento;
- Cristiane Hermínia de Souza, indicada pela vereadora Sônia Maria Loth Marton Azzi.
Homenageadas na 1ª edição do Mérito Feminino Mariana Mulher junto aos vereadores patronos
(Foto:Mariana Hermidas)
Fotos: Mariana Hermidas, Pedro Henrique Hudson e Stúdio Élcio Rocha

A Câmara de Mariana realizará a primeira Reunião Extraordinária do ano nesta segunda-feira, dia 26 de janeiro, às 14h30, para discussão e votação do Projeto de Lei nº 19/2026.

A Câmara Municipal de Mariana realizará, no dia 31 de janeiro de 2026, o Cenarium Cultural, evento gratuito que propõe uma imersão na arte, na memória e na identidade cultural do município. A programação acontecerá das 14h às 18h30, na Casa de Câmara e Cadeia, localizada na Praça Minas Gerais.

A Comissão de Sindicância da Câmara foi instituída pela Portaria nº 126/2025, atendendo ao Requerimento nº 84/2025, de autoria do vereador Marcelo Macedo. As reuniões ocorreram nas segundas e terças-feiras, conforme regulamentado pela Portaria nº 162/2025.

Desde 18 de fevereiro de 2020, o Janeiro Branco integra oficialmente o Calendário Municipal, por meio da Lei nº 3.327/2020. A legislação estabelece o mês como um período de mobilização, conscientização e estímulo ao cuidado com a saúde mental e o bem-estar emocional, com foco especial na prevenção da depressão e dos transtornos de ansiedade.

Foram 10 edições realizadas em 2025 e esse é só o começo. Confira o calendário dos mutirões de 2026.
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
TELEFONE
(31) 3557-6200
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00