
A Câmara de Mariana realizará a primeira Reunião Extraordinária do ano nesta segunda-feira, dia 26 de janeiro, às 14h30, para discussão e votação do Projeto de Lei nº 19/2026.
Aconteceu na manhã da última segunda-feira (05), a reunião da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais, presidida pelo vereador Ricardo Miranda, que teve como tema a Semana do Meio Ambiente, data instituída por meio do decreto federal n° 86.028
Por: Mariana Hermidas e Vitória Lopes
Fotos: Mariana Hermidas
Aconteceu na manhã da última segunda-feira (05), a reunião da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais, presidida pelo vereador Ricardo Miranda, que teve como tema a Semana do Meio Ambiente, data instituída por meio do decreto federal n° 86.028.
A reunião contou com a participação de representantes do poder Executivo; da Guarda Civil; do Instituto Habitat; da ONG Cãodomínio; do Instituto de Defesa dos Direitos dos Animais (IDDA) e da Câmara Mirim, que debateram sobre a importância da preservação do meio ambiente e como isso impacta os animais e a população.
Durante a reunião, tópicos como a coleta seletiva nos bairros do município e os horários da coleta de lixo entraram em pauta. O vereador Ricardo Miranda reforçou a importância do descarte de resíduos nos horários e locais adequados para evitar a poluição: “As pessoas não descartam seus lixos nos horários adequados, colocam de forma desordenada e os animais com intuito de se alimentar acabam rasgando as sacolas”, pontua o presidente da Comissão.
Sobre a coleta seletiva, a Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Denise Almeida, explicou a origem e funcionamento do serviço ofertado pela Associação de Catadores (CAMAR), além de pontuar as dificuldades de oferecer os mesmos benefícios de uma empresa privada. Denise ressaltou ainda a necessidade de higienizar o material a ser descartado, como caixas de leite e de suco, para que facilitem o trabalho dos catadores.
Neste ano a Semana Mundial do Meio Ambiente é comemorada do dia 05 até o dia 09 de junho e tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância de preservar o meio ambiente, além de advertir sobre as consequências da poluição. A participação da Câmara Mirim foi de grande importância por oportunizar o debate e esclarecer as dúvidas das crianças que compõem a iniciativa.

A Câmara de Mariana realizará a primeira Reunião Extraordinária do ano nesta segunda-feira, dia 26 de janeiro, às 14h30, para discussão e votação do Projeto de Lei nº 19/2026.

A Câmara Municipal de Mariana realizará, no dia 31 de janeiro de 2026, o Cenarium Cultural, evento gratuito que propõe uma imersão na arte, na memória e na identidade cultural do município. A programação acontecerá das 14h às 18h30, na Casa de Câmara e Cadeia, localizada na Praça Minas Gerais.

A Comissão de Sindicância da Câmara foi instituída pela Portaria nº 126/2025, atendendo ao Requerimento nº 84/2025, de autoria do vereador Marcelo Macedo. As reuniões ocorreram nas segundas e terças-feiras, conforme regulamentado pela Portaria nº 162/2025.

Desde 18 de fevereiro de 2020, o Janeiro Branco integra oficialmente o Calendário Municipal, por meio da Lei nº 3.327/2020. A legislação estabelece o mês como um período de mobilização, conscientização e estímulo ao cuidado com a saúde mental e o bem-estar emocional, com foco especial na prevenção da depressão e dos transtornos de ansiedade.

Foram 10 edições realizadas em 2025 e esse é só o começo. Confira o calendário dos mutirões de 2026.
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
TELEFONE
(31) 3557-6200
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00