Notícias

Ponte de acesso do Bairro Santo Antônio a Comunidade Mata Cavalo

Visita Técnica
1649
4

 

Por Caio Duarte.


Na última quarta-feira (14), a Câmara de Mariana realizou uma reunião para tratar sobre o projeto da ponte no bairro Santo Antônio, que dá acesso à comunidade Mata Cavalo. O encontro atendeu o requerimento 135/2022 do vereador Ricardo Miranda (Republicanos), que observa uma demanda antiga da população local. Além do autor do requerimento, estiveram presentes os vereadores Pedro Sousa (PSB) e Marcelo Macedo (MDB); o secretário de Obras, Newton Godoy, junto ao engenheiro Márcio Araújo; a representante da Comunidade Terapêutica Emanuel (COTEREM), Maria Lúcia Carvalho; e moradores do bairro. 


Os moradores reclamaram da falta de acessibilidade ao local e das consequências do difícil acesso. Em tempos de chuva, os residentes da região do Mata Cavalo não têm acesso ao trabalho, supermercados, hospitais, escolas ou postos de saúde. Toda população fica refém do nível da água, que no último período de chuvas, chegou a tombar a única ponte que dá acesso ao bairro Santo Antônio.


A moradora Hellen Ciriaco (21), faz um apelo para que o município não espere a época de chuva para realizar a obra. “Junto com a chuva, vem o medo. Eu tenho medo, pois estou grávida. Fico lá com a minha mãe. Qualquer hora o menino pode cismar de nascer. Se o rio está cheio, o que que eu faço?”, pontuou a jovem. A situação também preocupa os demais moradores que relataram transtornos para receber entregas de materiais de construção, gás de cozinha e compras em geral, que raramente chegam ao bairro Mata Cavalo, pois o acesso de automóveis só é possível passando dentro do rio. 


Os moradores foram ouvidos e o engenheiro da Secretaria de Obras, Márcio Araújo, afirmou que as obras da ponte Santo Antônio/Mata Cavalo serão iniciadas dentro de trinta dias. “Uma atualização da dispensa da licença ambiental já foi encaminhada para a Secretaria de Meio Ambiente (...) Também estamos atualizando o orçamento para que ele consiga se encaixar nos moldes do consórcio para a execução da obra”, relatou.  


O Vereador Ricardo Miranda finalizou a reunião solicitando à Secretaria de Obras que se atente à regularização da energia elétrica no Mata Cavalo, uma das principais demandas da população. Os vereadores Marcelo Macedo e Pedro Sousa parabenizaram e frisaram a importância das comunidades interessadas estarem presentes na reunião e reafirmaram que a obra é essencial para a manutenção da dignidade dos residentes.

 

Foto: Caio Duarte.

 

Fotos